Categorias
Sem categoria

Qt4xHb, Qt5xHb e Qt6xHb: compatibilidade com Harbour e xHarbour

Em resposta à uma dúvida recebida de um desenvolvedor, seguem abaixo algumas notas sobre este assunto.

Todos as bibliotecas de ligação com o Qt Framework (Qt4xHb, Qt5xHb, Qt5xHb/C++11 e Qt6xHb) podem ser utilizadas tanto com Harbour quanto com xHarbour.

No caso do Harbour, a compatibilidade vale para o Harbour oficial (v3.2.0), o fork criado por Viktor Szakats (v3.4.0) e o Harbour++.

Já no caso do xHarbour, a compatibilidade vale para a versão open source (xHarbour.org), mas não se aplica à versão comercial (xHarbour.com), pois esta utiliza um compilador C (derivado do Pelles C) e o Qt Framework requer um compilador C++.

A criação de bibliotecas exclusivas para o Harbour++ está em planejamento, mas as versões compatíveis com Harbour e xHarbour continuarão disponíveis e em desenvolvimento.

A questão dos compiladores C/C++ será abordada, em breve, em outro artigo.

Categorias
Sem categoria

HWGUI para Harbour++

Duas adaptações da HWGUI, para uso com o Harbour++, foram iniciadas. A primeira, denominada ‘classic’, utiliza como base a versão 2.17 da biblioteca. Já a segunda, denominada ‘modern’, usa a versão corrente.

Ambas passarão por ajustes e correções, de forma que compilem e funcionem corretamente em C++. Seguirão como projetos independentes, mas o desenvolvimento da HWGUI corrente será acompanhado para manter um certo nível de compatibilidade.

Desta forma, tanto os desenvolvedores que usam a versão 2.17 quanto os que usam a versão corrente, poderão adotar o Harbour++ no desenvolvimento de suas aplicações se assim desejarem.

Teste da HWGUI Classic com Harbour++ e MinGW 8.1 32-bit

Acompanhe o blog para se manter informado. Entre em contato caso queira mais informações.

Categorias
Sem categoria

MiniGUI Extended para Harbour++ 64-bit

Os primeiros testes, da MiniGUI Extended para Harbour++. foram feitos em 32-bit. Ao testar com 64-bit, o resultado também foi positivo.

Programa de demonstração compilado com Harbour++ e MinGW 64-bit

No decorrer de seu desenvolvimento, o projeto será testado tanto em 32-bit quanto em 64-bit. Desta forma, os desenvolvedores poderão usar igualmente em ambas as arquiteturas.

Categorias
Sem categoria

MiniGUI Extended para Harbour++

Uma adaptação da MinGUI Extended para ser usada com Harbour++ está em andamento. Foi usada como base a última versão estável (20.12 – 2020.12.10).

Sem alterações, o código-fonte da biblioteca principal gera muitos erros e avisos quando compilado em C++. Os erros foram corrigidos e os avisos estão sendo revisados e eliminados, na medida do possível.

No caso das bibliotecas complementares, estão sendo revisadas e adaptadas gradativamente.

Este novo projeto seguirá de forma independente, mas as alterações no projeto original serão monitoradas e, se houver necessidade, serão adaptadas.

Programa de demonstração compilado com Harbour++ e MinGW
Categorias
Sem categoria

Qt 6.0: compilação 32-bit para Windows 10 e MinGW

As compilações oficiais do Qt 6.0 para Windows são em 64-bit. Uma compilação experimental em 32-bit, para Windows 10 e MinGW 8.1, foi disponibilizada para os assinantes.

São dois arquivos disponíveis: o compilador GCC 8.1 (MinGW) e o Qt 6.0, que poderão ser utilizados com Harbour 3.2, 3.4, xHarbour e Harbour++.

Em breve, compilações prontas para usar (kits de desenvolvimento) começarão a ser disponibilizadas para os assinantes. Assim, poderão se concentrar no desenvolvimento de suas aplicações, sem gastar tempo com compilações.

Categorias
Sem categoria

Qt6xHb – notas sobre o projeto (II)

A versão final do Qt Framework 6.0 foi lançada em 08 de dezembro, estando disponível para Windows 10 64-bit (MinGW e MSVC), além de outros sistemas operacionais.

O Qt6xHb segue em desenvolvimento, mas já é possível compilar e testar com as opções citadas acima. Os seguintes módulos, necessários na criação de aplicações gráficas, estão disponíveis: QtCore, QtGui, QtNetwork, QtPrintSupport, QtSql, QtUiTools e QtWidgets.

No Harbour++, a biblioteca GtQtc já foi atualizada para funcionar com o Qt 6 (veja mais detalhes aqui).

O código-fonte do Qt6xHb está disponível num site para assinantes, em conjunto com o código-fonte do Harbour++. Entre em contato caso tenha interesse e deseje mais detalhes.

Compilações prontas (SDK’s) serão disponibilizadas em breve, como parte da assinatura.

Categorias
Sem categoria

Harbour++ – notas sobre o projeto

Seguem abaixo algumas notas sobre o progresso do Harbour++, sendo que o desenvolvimento e testes estão sendo feitos no Windows 10 usando os compiladores C++ GCC 8.1 (MinGW) e MSVC 2019.

GtQtC: foi atualizada para compilar com o Qt 6. Sendo assim, agora é compatível com o Qt 4, Qt 5 e Qt 6.

SQLite: foi atualizada para a versão mais recente (3.34.0).

HBMariaDB: nova biblioteca, criada com base na biblioteca HBMySQL, para ser usada exclusivamente com o SGBD MariaDB.

O núcleo do Harbour++ está compilando corretamente em C++ e as bibliotecas extras (contrib) estão sendo revisadas e testadas para que compilem e funcionem corretamente.

Conforme as alterações vão sendo realizadas, cópias do código-fonte estão sendo disponibilizadas num site para assinantes, sendo este serviço exclusivo para desenvolvedores residentes no Brasil. Entre em contato caso tenha interesse e deseje mais informações.

Categorias
Sem categoria

Harbour++ em desenvolvimento

Harbour++ é um projeto derivado (fork) do Harbour, tendo como base inicial o código-fonte da versão em desenvolvimento (3.2.0dev).

A principal característica deste projeto é a utilização da linguagem C++ no lugar da linguagem C, tendo como padrão mínimo o C++11.

Primariamente, foi criado para ser utilizado em conjunto com os projetos Qt5xHb/C++11 e Qt6xHb. Mas poderá ser utilizado também com outros projetos, pois está sendo mantido o máximo de compatibilidade possível com o Harbour.

Sua distribuição se dará nos mesmos moldes do Qt6xHb. Ou seja, os usuários do Qt6xHb também terão acesso ao Harbour++ (código-fonte e compilações prontas para usar).

Para saber mais sobre a linguagem C++, consulte os artigos abaixo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%2B%2B
https://en.wikipedia.org/wiki/C%2B%2B

Acompanhe o blog para se manter informado sobre o andamento do projeto ou entre em contato caso queira mais informações:

Categorias
Sem categoria

Qt6xHb – notas sobre o projeto

O Qt6xHb vai seguir um caminho diferente dos projetos anteriores, sendo que as mudanças tem por objetivo tornar possível investir mais tempo no seu desenvolvimento e oferecer mais recursos aos desenvolvedores.

Ele será distribuído por meio de um serviço em forma de assinatura. Os usuários deste serviço contarão com:

. código-fonte do projeto
. compilações prontas para baixar e usar (SDK’s)
. documentação
. tutoriais
. exemplos para estudar e compilar
. suporte por e-mail para dúvidas dos usuários

Acompanhe o blog para se manter informado sobre o andamento do projeto ou entre em contato caso queira mais informações:

Categorias
Sem categoria

Qt6xHb em desenvolvimento

O projeto Qt6xHb já se encontra em desenvolvimento, de forma que poderá estar disponível tão logo o Qt 6 seja lançado oficialmente.

Exemplo mainwindow.prg em execução no Windows 10

Foi usado como base o código-fonte do projeto Qt5xHb/C++11 e está sendo testado com Harbour e os compiladores C++ MinGW 8.1 (64-bit) e MSVC 2019 (64-bit).

Mais informações sobre o projeto serão divulgadas em breve.